sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O QUE É A GINGA?



O QUE É A GINGA?
          É bem sabido que a ginga é a movimentação básica da Capoeira, fulcro de onde se originam todos os seus movimentos.

           Segundo a definição de Mestre Decânio,
"a ginga consiste no movimento ritmado de todo o corpo, acompanhando o toque do berimbau, com a finalidade principal de manter o corpo relaxado e o centro de gravidade do corpo em permanente deslocamento, pronto para esquiva, ataque, contra-ataque ou fuga. Durante o gingado, o praticante deve manter-se em movimento permanente, simulando tentativas de ataque e contra-ataque, sempre atento às intenções do parceiro, em contínua postura mental de esquiva e proteção dos alvos potenciais de ataques."
          A ginga também sofreu modificações no curso do desenvolvimento da capoeira, e não raro ouvimos dos mestres mais antigos comentários sobre esta ou aquela maneira de gingar. Há pouco tempo, ouvimos Mestre Suassuna falar sobre a ginga de Mestre Gaguinho (de Pastinha), ginga marcada e muito eficiente, à qual deveríamos prestar mais atenção.



“VAMOS GINGAR CURTO, CAMARADO!”  

       “Fixando-me outro dia em uma foto do extraordinário Mestre Bimba impressa na contracapa do disco ‘Capoeira Regional’, na qual ele se acha ensinando um aluno a gingar, bem como relendo o livro do Mestre Decânio ‘A Herança de Mestre Bimba – Lógica e Filosofia Africanas da Capoeira’, que considero a Bíblia da Capoeira Regional, deu-me um estalo na cuca e passei a pensar em qual o motivo que levou os Mestres contemporâneos a consentirem que seus alunos aumentassem desproporcionalmente o tamanho do passo do gingado.
          Recordei-me de que, quando aluno do Grande Mestre, lá pelos idos de 1946/47 e 48, ele ensinava que a distância do passo do gingado é a mesma do passo normal com que a pessoa anda.
          E acentuava que o gingado não é puladinho e sim executado com os pés arrastando no chão.
          Não precisa ser profeta para verificar que executando corretamente o gingado na forma explicitada pelo velho Mestre, o capoeirista adquirirá um equilíbrio perfeito, executando com maior agilidade os reflexos e negaças, e também com invulgar eficiência e esforço mínimo os golpes, contragolpes e demais movimentos da Capoeira.
          Um outro detalhe importante é o afastamento excessivo entre os capoeiristas durante o jogo. Reparem que eu disse “jogo” e não “luta”. E este afastamento lamentavelmente é gerado pelo tamanho desproporcional do passo do gingado.
          É interessante salientar que a beleza e eficiência da Capoeira consiste no fato de os seus praticantes jogarem próximos um do outro, gingando curto com bastante molejo de corpo, executando com precisão a seqüência de golpes e contragolpes, as negaças e saltos da luta, numa sincronização perfeita dos movimentos, sem que se atinjam, e obedecendo rigorosamente à cadência do toque do berimbau.
          A exibição circense de saltos ornamentais, acrobáticos e golpes desferidos no ar como se se pretendesse atingir um adversário imaginário, bem como rodopios com a cabeça colada ao chão, embora sejam ‘deslumbrantes’, nada têm a ver com o verdadeiro jogo da Capoeira.
          Gente, não seria uma ‘boa’ tentar uma voltinha às origens?...”  
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          Mestre Damião (Esdras Magalhães dos Santos), 53 anos de Capoeira, ex-aluno do famoso Mestre Bimba, foi o primeiro mestre a ensinar Capoeira aos paulistas (Academia do Kid Jofre, anos 1950/51). É autor do livro “Conversando sobre Capoeira”, que ele próprio editou, e que se constitui num documento histórico a respeito da implantação da Capoeira em São Paulo e Rio de Janeiro.

POTENCIAL EVOLUTIVO DO GINGADO
A. A. Decanio Filho
A partir do gingado poderemos realizar movimentos, manobras, exercícios, evoluções consoante o ritmo, o objetivo ou o contexto a partir de cada um dos segmentos e das múltiplas posturas do corpo.
Assim, os padrões e variações tendem ao infinito, desde que um só movimento pode ser iniciado de posições e naturezas diferentes, tais como vertical, horizontal, agachada em várias alturas, de frente, de costas, em salto, em giro, etc, sem esquecer o número avantajado de partes anatômicas envolvidas (cada qual com sua posição inicial variável) nem as posições relativas dos diversos segmentos do corpo entre si.
A estas varáveis devemos acrescentar os movimentos e posturas dos componentes de cada segmento em atividade, a velocidade, aceleração, seqüência, simultaneidade e sincronia, entre outros fatores.

A classificação dos movimentos na capoeira pode ser feita:
  • quanto à origem:
    • básicos e derivados;
  • quanto ao objetivo ou à natureza:
    • defesa, esquivas, projeções, desequilíbrios, traumatizantes;
  • quanto à postura:
    • altos e baixos;
  • quanto ao segmento corpóreo envolvido:
    • cabeça, tronco, membros superior e inferior;
  • quanto ao eixo principal:
    • linear, circular, ceifante, giratório, helicóide, complexo;
  • quanto à velocidade:
    • lentos e rápidos.
A partir dos movimentos característicos da capoeira podemos evoluir para diferentes modalidades esportivas, consoante a predominância de movimentos ou manobras:
  • projeções, emprestando uma tonalidade semelhante ao Judô ou ao Aikidô;
  • golpes traumatizantes, assemelhando-se então ao Karatê, savate ou boxe;
  • agarramentos, chaves articulares e estrangulamentos ao modo de luta livre, greco-romana, olímpica, grappling ou Jiu-jitsu;
  • coreografias, de maneira similar ao balé ou samba;
  • acrobacias, lembrando a ginástica olímpica, de solo ou exibições de habilidades circenses;
  • defesa pessoal;
  • exercícios de carga respiratória e circulatória em busca de aptidão física.
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Mestre Decânio mantém um site com excelente conteúdo sobre Capoeira: